Thais Visoni

Icterícia Neonatal

Muitas mamães já na maternidade percebem que seu bebê esta mais amarelinho. Se você não passou por isto com seu filho com certeza conhece algum recém-nascido que ficou com a pele mais amarelada.

 

Mas afinal, o que é isto?

 

A pele ou o branco dos olhos quando ficam amarelados recebem o nome de icterícia. Na maioria dos bebês isto ocorre devido a uma imaturidade do fígado o que provoca o aumento de bilirrubina. Nestes casos esta condição clinica é chamada de ictericia neonatal.

 

Ela é mais frequente em prematuros, ocorre na primeira semana de vida em 60-80% dos bebês. Em geral com inicio após as primeiras 24 horas de vida e torna-se visível no segundo ou terceiro dia de vida. O pediatra ainda na maternidade ao realizar o exame físico consegue ter uma ideia do grau da icterícia. Após essa primeira avaliação, em alguns bebês é necessário realizar exame de sangue ou bilicheck (aparelho capaz de mensurar bilirrubinas deforma transcutânea, ou seja sem furar o bebê) para determinar o nível exato da icterícia e determinar seu tratamento. O recém-nascido com icterícia neonatal em alguns casos poderá realizar banho de sol em casa com o bebê apenas de fralda exposto por curto intervalo de tempo no sol da manhã ou fim da tarde. E há casos em que o bebê precisará tomar o “banho deluz”, ou seja, ficar em fototerapia que é quando o bebê também fica apenas de fralda e usando óculos protetores mas o faz dentro de um berço com luzes específicas.

 

É muito importante que o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do bebê com icterícia seja feito por médico, uma vez que além da neonatal existem outras causas de icterícia inclusive com diferentes graus de gravidade e tratamento.